Semana de alta costura em Paris 2018: o inusitado desfile da Vetements sob viaduto da periferia!

O primeiro dia do evento de moda mais sofisticado e exclusivo do planeta foi marcado por desfile bem “fora da casinha” da super urbana Vetements, com coleção  inspirada na história de vida do co-criador da marca Dmna Gvasalia, debaixo de um viaduto da periferia parisiense, contrariando muito do que se espera de um desfile da Semana de Alta Costura.

DMNA GVASALIA

Dmna Gvasalia, um dos mais comentados fashion designers da atualidade, nasceu e viveu parte de sua juventude na Georgia, país que sofreu com violência e repressão russa, especialmente na década de 90, passando inclusive por um genocídio em 1992, época em que teve sua casa bombardeada e precisou viver como um refugiado em seu próprio país.

O designer afirmou que finalmente após 2 anos de tratamento terapêutico estava seguro para expor tudo o que passou e, claro que o fez por meio de sua arte, com muita criatividade e beleza, sem deixar de lado a crítica social tão comum em suas criações.

Não foi à toa a escolha da locação do desfile, uma área em Paris onde pessoas deslocadas por tantos conflitos migratórios do Oriente Médio e África vivem em acampamentos ao longo da estrada. Como disse para a Vogue norte-americana: “Sinto por todos que hoje falam sobre guerra e refugiados. Eu sei exatamente o que isso significa. É estranho. Isso é sobre minha vida, mas também sobre tudo o que você vê na CNN”.

Dá só uma olhada em mais algumas peças da coleção (todas as fotos do blog são de Kim WestonArnold / Indigital.tv para a Vogue):

This slideshow requires JavaScript.

A coleção teve muitas peças camufladas, clara referência à guerra, além de saltos em forma de balas de armas, rostos cobertos e seu típico floral, dessa vez remetendo aos lenços russos. Também aparecem as bandeiras da Georgia, Rússia, Turquia, Ucrânia, Estados Unidos e Suíça, onde a marca está baseada.

00-story-vetements

Uma curiosidade sobre a característica oversized da marca (estilo que caiu no gosto das fashionistas e de outras marcas), segundo informou o site FFW, veio das lembranças de quando ele usava peças de seus primos (provavelmente mais velhos, imagino eu) e que tinham mais dinheiro. Quem nunca, né? rs

KIM_0672

Outro fato que vale ressaltar, a Vetements fez seu casting na Georgia, trazendo mais de 40 modelos para o desfile. “Usei essa turma como uma voz para a juventude do meu país que não tem voz e é reprimido pelo regime político. Eles não podem falar o que pensam. Não há liberdade na Georgia”. O punho de uma das jaquetas tem, no lado de dentro, a palavra Enough (basta) escrita.

Criativo, não? Esse trabalho tem muito coração envolvido ❤ Adoro!

Espero que tenham curtido, voltem sempre! 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s