Conheça a história de Ana Costa, empreendedora curitibana de moda fitness

Já que hoje é Dia Internacional da Mulher, resolvi trazer aqui pro blog um pouco sobre a história de uma pessoa linda e batalhadora que passou por diversos obstáculos na vida, como a necessidade de começar tudo do zero após uma separação um tanto traumática, problemas de saúde, além de cuidar sozinha de seu filho e, mesmo assim, a fashion designer e empresária Ana Costa nunca deixou a peteca cair! Pelo contrário, além de ser mãe dedicada e super gata, é proprietária da SlimFit – fabricante de moda fitness.

Imaginem uma adolescente criada em um lar evangélico que teve seu primeiro namorado aos 16, com quem se casou aos 19 e, após 9 anos vivendo como dona de casa e cantora gospel – foram 3 cd´s gravados, teve que enfrentar um divórcio. “Sofri todos os tipos de preconceitos pelo divórcio. Fui excluída dos trabalhos da igreja. Não importava o motivo, quem fosse o errado ou o certo. Entendi que para uma determinada denominação religiosa, uma pessoa divorciada não serve para nada”, desabafou.

 

 

Para ter ideia do preconceito que sofreu, chegou a ter mais de 500 de seus cd´s devolvidos, os quais havia doado para reverter o valor para um trabalho missionário da igreja no Paraguai. “Me senti totalmente excluída”, disse sobre o ocorrido. Quando perguntei se iria desistir da cantar, ela explicou que ainda pretende desenvolver outro trabalho musical, porém dessa vez num “outro estilo e sem pitaco de ninguém (rs). Gosto de blues, jazz e rock”.

Com a separação, Ana diz ter se sentido completamente sem rumo e que a única coisa que tinha em minha mente era recuperar os anos que não pode fazer um curso superior (sempre por questões conjugais) e voltar a trabalhar para poder seguir sua vida sem depender de ninguém. Ela conta que começou a trabalhar como babá aos 11 anos de idade para ajudar a mãe em casa quando os pais se separaram. “Como meu pai sempre foi ausente, tínhamos que ser ágeis. Essa força herdei da minha mãe, que sempre me motivou a ir em busca dos meus sonhos”, disse ela.

Graduada em design de moda, a empresária conta que desde pequena já desenhava seus pequenos “croquis” de vestidos de noiva, inventava looks para suas Barbies, até adquirir sua primeira máquina de costura com o salário de babá. Aos 12 anos se formou em um curso de corte e costura. “Eu era a única criança do curso (rs)…mas a professora acreditou em mim. Fiz minha primeira camisa social para criança. Achei incrível!”.

Após dias e anos difíceis, passando por tratamento psicológico e espiritual, já em outra denominação religiosa, onde diz ter sido muito bem acolhida, Ana teve um outro relacionamento estável, com quem teve seu filho Lorenzo, hoje com quase 4 anos. Apesar de não estarem mais juntos (o pai foi embora quando o pequeno tinha 3 meses) os dois mantém uma relação distante, porém amigável.


Para dar conta do filho pequeno e do trabalho, Ana diz que precisa ter tudo muito bem organizado. “Levo meu pequeno para a escolinha pela manhã todos os dias e o busco à tarde. Ele está em uma escola cristã que ele adora, então fico tranquila para poder fazer minha correria durante o dia todo, produzindo moda. Também tiro um tempo para fazer alguma atividade física e me alimentar adequadamente. À noite temos nosso tempo juntos, e nos finais de semana”.

83f9f3ae-afe8-473d-921d-464ced9630da.jpg

Ana afirmou que a atividade física foi super importante, não apenas para se sentir melhor com seu corpo, mas também para superar a depressão e dificuldades para dormir. “Já não ficava doente com facilidade como anteriormente e comecei a me olhar com outros olhos. Sempre priorizando meu filho. Tenho que estar bem para cuidar dele”, complementou.

top celeb slimfit
O top desenvolvido em parceria com a loja de produtos naturais Fit Cookies fez sucesso entre algumas celebridades fitness, como Gracyanne Barbosa, primeira à esquerda.

Unindo seu amor pelo esporte com suas habilidades artísticas, começou a pensar ainda na faculdade em desenvolver uma linha de moda fitness. Criou um projeto de macacão inspirado no neurotransmissor endorfina, responsável por transmitir a sensação de alegria e bem-estar, além de apresentar como projeto de conclusão de curso uma coleção de jaquetas inspiradas nos lutadores de MMA. Após concluir a graduação, abriu, em 2013, sua confecção própria, que  hoje está presente diversas lojas físicas, além de produzir para outras marcas de moda esportiva.

870b1ee0-ee0c-410b-a5a1-c17234c82e06


Para o futuro, a empresária já está programando expandir seus negócios com a criação de uma linha de moda praia, visando principalmente o mercado exterior. Com todo esse empenho e amor ao que faz, já tem pelo menos meio caminho andado!

 

Redes sociais da SlimFit:

Facebook: Fanpage SlimFit

Instagram: @slimfitactivewear

Só tenho a desejar muito sucesso pra essa pessoa incrível que tive o prazer de conhecer e conviver de perto por alguns anos. Espero que tenham curtido e se inspirado nessa história assim como eu e, se você conhece alguém que também tenha uma história legal pra ser compartilhada, que sirva de inspiração e reflexão, por favor, não deixe de entrar em contato comigo: dandaralaet@gmail.com

 

3 thoughts on “Conheça a história de Ana Costa, empreendedora curitibana de moda fitness

  1. Obrigada pela oportunidade de poder contar um pouco da minha história. E ressaltar que o preconceito é resultado das frustrações das pessoas que podem até se transformar em raiva ou hostilidade. Muitas vezes pessoas que são exploradas, oprimidas, “mal amadas” não podem manifestar sua raiva com o opressor, então deslocam sua hostilidade para outros que consideram inferiores resultando aí a discriminação e o preconceito. Precisamos lutar contra isso!!! Expor nossas ideias sem prejudicar o outro. Lembrar que as pessoas têm seus sonhos e merecem ser respeitadas. Deixo meu abraço para todas as mulheres nesse dia! Deus abençoe a todas vocês e em especial a você Danda, essa mulher, mãe, esposa, jornalista linda e pessoa de caráter e maravilhosa. Beijos

    Liked by 1 person

Leave a Reply

