O que rolou na Semana de Alta-Costura de Paris Verão 17

Paris reúne duas vezes ao ano o que há de mais exclusivo e experimental na moda para mostrar e inspirar o mundo com coleções belíssimas feitas à mão e que passam por uma série de critérios rigorosos para assim serem denominados de “Alta-Costura”, termo que inclusive possui proteção jurídica.

Quem dita as regras é a Câmara Sindical da Alta Costura (Chambre Syndicale de la Haute Couture), que revisa anualmente o grupo de marcas participantes. Como exemplo, alguns dos requisitos são: ter ateliê em Paris, uma equipe mínima de 15 pessoas em período integral, apresentar suas peças duas vezes ao ano publicamente com pelo menos 35 looks para dia e noite.

Até poucos anos atrás esses critérios eram ainda mais rigorosos, até para proteger de malucos ambiciosos como Hitler que na época da II Guerra Mundial queria migrar o grupo para a Alemanha. A fim de preservar técnicas artesanais de corte e costura e, sem dúvida, fortalecer a “supremacia” francesa no mercado fashion, dividiu-se em 3 os grupos participantes: os membros permanentes que possuem sede em Paris, os correspondentes que perfeitamente representam a alta costura em seus países (mas também possuem ateliê em Paris), e os convidados.

Então vamos ao que interessa, afinal o post de hoje é pra falar sobre o que rolou nesta temporada (verão 2017). Foram cerca de 30 desfiles, muita coisa linda, e pra quem quiser conferir as fotos de todas as marcas eu super recomendo o site FFW. Então vamos aos destaques:

Moda “pop surrealista”

A maison Schiaparelli deu o pontapé inicial na Semana de HC com um desfile super especial, uma verdadeira homenagem a Elsa Schiaparelli. Teve até recriação do icônico vestido com estampa de lagosta pintado por Salvador Dalí, em 1937. Os decotes de fechadura e os buracos de corações dos calçados reforçaram o conceito surrealista que tanto marcou a história da marca. Sem contar nas estampas com grafismos em cores vibrantes, dando um ar pop (pelo menos pra mim) o “rosa-choque“, claro, não poderia faltar! Afinal de contas foi a sra. Schiaparelli quem criou o termo. Incrível, amei.

_arc0355

_arc0187

_arc0039

_ARC0305.jpg

Arte em tule de Benjamin Shine para Margiela

O artista inglês colaborou com a Maison Margiela criando peças impressionantes e muito realistas em tule. O designer é muito conhecido por elaborar inúmeras obras com este material. Sem dúvida uma das peças mais incríveis e marcantes da temporada. Segundo a marca, uma das intenções era a denúncia da  vida cheia de “filtros”nas redes sociais, por isso as diversas camadas do tecido.

maison margiela - benjamin Shine.jpg
Agência Fotosite.

Apresentação de Maria Grazia Chiuri na Alta-Costura da Dior

Pra quem gosta de acompanhar o trabalho de grandes estilistas com certeza estava curioso para ver o que Maria Grazia estava preparando para a alta costura da Dior. O desfile começou bem sóbrio, com terninhos pretos com calças no comprimento midi e suuuper flares, com direito a plissados. Depois foi se transformando em algo mágico, com vestidos lindos de princesa em cores mais suaves, ah e claro muito brilho, metalizados e transparências (que aliás continuam como tendência firme e forte em vários desfiles). O cenário e trilha sonora ajudaram a criar o clima de conto de fadas, que aliás faz parte do próximo tópico:

dio-hc-fw17-015-654x980.jpg

Dior

Dior

dio-hc-fw17-147-654x980.jpg

Megaproduções da Chanel e Dior

Começando pelo mais inusitado: o jardim secreto da Dior! Como estava falando, o desfile foi mágico. Muito verde, iluminação intimista e uma trilha sonora mais ainda. Já a Chanel, que é outra casa que sempre dá uma lição em produção de eventos luxuoso optou por recriar o espaço espelhado em torno da escada da Chanel, na Rua Cambon.

Sem Título-1.jpg

null
Convidados da Dior durante a festinha que rolou pós desfile.
1485274645609.jpg
Foto AFP Photo/ Patrick KOVARIK

_CHA0807.jpg

O futurismo de Iris Van Herpen

Admiro o trabalho da estilista, ela conseguiu criar uma característica muito marcante e que de longe se reconhece que é dela. E não é qualquer traço artístico, é um trabalho super complexo, nem consigo imaginar a técnica que é utilizada pra conseguir desenvolver esse tipo de roupa. Se é que dá pra chamar de roupa rs.

Iris Van Herpen

Iris Van Herpen

Iris Van Herpen

Vetements “causando” novamente

Pela segunda vez convidada para desfilar na HC, já era de se esperar que a Vetements fosse tirar uma onda com o conceito “moda”. A grife coletiva trouxe estereótipos do street wear sempre com algum detalhe irônico. Eu fiquei espantada ao ver uma espécie de imitação do conjunto tweed da Chanel. É muita coragem. Aliás, desconforto e espanto são emoções comuns ao conferir um desfile da marca. Mas não dá pra negar a genialidade por trás disso tudo.

Vetements Paris Menswear Fall Winter 2017 - January 2017

Vetements Paris Menswear Fall Winter 2017 - January 2017

Vetements Paris Menswear Fall Winter 2017 - January 2017

Vetements Paris Menswear Fall Winter 2017 - January 2017

Sai Versace entra Rabih Kayrouz

O grupo de Donatela Versace resolveu apostar numa nova forma de apresentar suas coleções, saindo do tradicional calendário de Alta-Costura parisiense para desfilar em evento próprio e exclusivo para pequenos grupos de clientes e jornalistas. Por outro lado, a maison do estilista libanês Rabih Kayrouz foi a convidada da vez, desfilando logo no domingo, um dia antes do primeiro dia oficial da Semana de Houte Couture.

17-maison-rabih-kayrouz-fw-2017

13-maison-rabih-kayrouz-fw-2017

Encerramento com desfiles de alta-joalheria

Chanel, Dior e Louis Vuitton foram algumas das tradicionais grifes que apresentaram suas coleções de alta-joalheria no último dia de HC. Ainda não foram divulgadas as fotos das jóias, até porque este tipo de desfile costuma ser ainda mais seleto e privé. Voltarei para atualizar assim que forem divulgadas para a imprensa. 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s