Do you Vespa? Conheça 5 motivos que fizeram da scooter italiana um ícone fashion!

De volta ao Brasil em outubro deste ano, a Vespa vem causando grande frisson na internet, especialmente após divulgar preços um tanto salgados (de R$ 22.890 até R$32.930) das motocicletas que pretendem integrar o mercado premium das duas rodas. Mesmo divergindo opiniões, o fato é que a pioneira scooter é sucesso mundial, símbolo de estilo e de identidade italiana. Só de ter DNA italiano já dá pra entender como a Vespa e a moda são tão íntimas, não é mesmo? Vejam só 5 fatos que comprovam a ligação entre as duas:

1 – Liberdade e revolução
Assim como a moda, a Vespa surgiu para mudar conceitos e a forma de viver a vida. Com a Itália arrasada após a II Guerra Mundial, a criação do novo meio de transporte, tão simples mas ao mesmo tempo gracioso, além de facilitar a vida das pessoas, oferecendo liberdade de locomoção, criou um sentimento de orgulho e esperança em uma população tão sofrida pela guerra. Nem é preciso citar quantas e quantas vezes a moda deu mais liberdade, especialmente para as mulheres, e até hoje vem nos encorajando e empoderando cada vez mais.

1945-mu-002_mp62
Vespa MP6 de 1945. Segundo protótipo da marca, desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Corradino d’Ascanio ( famoso por criar o helicópetero) para a fabricante Piaggio. Foi a primeira a receber o nome Vespa.

2 – Parceria com grifes internacionais
Claro que a parceria teria que ser com uma grife italiana, madonna mia! E nada mais, nada menos que a Emporio Armani. O modelo 946 (versão especial), desenvolvida por Giorgio Armani em conjunto com a fabricante Piaggio, em comemoração aos 40 anos da marca, é uma das opções que estarão disponíveis no Brasil, além das duas versões da Primavera (125 e 150), da Sprint 150 e do modelo GTS 300.

vespa-emporio-armani

3 – Comercialização em boutiques
Sem as tradicionais concessionárias, a Vespa está investindo em boutiques de shoppings e de rua como pontos de venda. Por enquanto são duas: em São Paulo no JK Iguatemi, e em Campinas, no Shopping Iguatemi. Segundo o grupo de investimento Asset Becley, responsável por trazer a Vespa de volta ao país, a ideia é abrir 40 lojas até 2018.

boutique
Foto Divulgação/Grupo Piaggio.

4 – As pinups e o apelo vintage
A moda tem clássicos que, entra ano, sai ano, estão sempre ali. A Vespa também, seu desenho é atemporal. É um clássico das ruas. Mesmo modernizada, permanece com seu ar vintage, relembrando as antigas pinups, símbolo de feminilidade e que permanecem influenciando o mercado de moda e beleza até os dias de hoje.

5 – Versatilidade
O esporte influencia a moda, a moda influencia o esporte. Os casacos de couro, o tweed da Chanel, o neoprene… enfim, muitos signos esportivos transformaram a moda nas ruas. No caso da Vespa ocorre um fenômeno um pouco diferente: ela integra a moda da rua, já que deixa mulheres de salto dirigirem confortavelmente, da mesma forma que homens de terno também. Ela não impõe um traje específico como algumas motocicletas, que por serem mais velozes exigem uma dose de segurança a mais, inclusive nas roupas. A scooter combina perfeitamente com a vida agitada das cidades quanto com a tranquilidade dos vilarejos europeus. Do mesmo modo que a moda, a Vespa permite que você seja o que quiser.

vespa-2

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s