Acne na idade adulta – produtos que funcionaram!

Ano passado tive um problema chato de acne no rosto durante alguns meses – foram cerca de 4 meses com a pele bem complicada e um total de 6 meses para ela normalizar -, isso tudo às vésperas de completar 29 anos. Que beleza, não?

Durante a adolescência sofri bastante com acne, fiz diversos tratamentos, até chegar no Isoface (isotretinoína), que é  similar ao conhecido Roacutan.

Eis que do nada elas resolveram aparecer em peso novamente, principalmente na região do queixo e pescoço.

Achei que pudesse ser até alguma alergia à cosméticos e, como também estava passando por uma forte queda de cabelo, resolvi procurar uma dermatologista.

Fiz alguns exames, dentre eles um para saber se era algum tipo de disfunção hormonal da tireoide, mas tudo estava ok.

A conclusão que chegamos era de que o problema deveria ser então de cunho emocional, provavelmente por conta de “estresse”.

Penso que eu poderia ter ido a uma ginecologista também pois sei que espinhas nessa região do pescoço podem estar relacionadas a síndrome do ovário policístico, o que eu sei que tenho e, como não faço uso de contraceptivos, só restaria esse motivo (creio eu).

Mas, como a dermatologista passou alguns produtos que deram certo (após uns 3 ou 4 meses de uso), acabei nem procurando outro médico, confesso que por preguiça mesmo. Mas deveria, eu sei. rs

Agora indo ao que interessa, quero compartilhar por aqui o que realmente funcionou para o meu problema de acne na idade adulta.

O tratamento foi bem simples, até achei que teria que usar mais coisas. Mas é bem ao contrário, muitas vezes se entupir de cosméticos pode até piorar.

Nesse processo aprendi a amar ainda mais os produtos multi-funcionais e naturais, como os óleos essenciais! Eles são milagrosos mesmos e muitas das vezes tem um preço bem camarada.kit dermato acne.jpg

A dermato me receitou um gel de limpeza facial da Actine, um protetor solar ROC toque seco (que depois de uns 2 meses abandonei porque ressecou minha pele) e uma pomada gel da Adacne 0,1% (adapaleno) para uso noturno.

Como nem tenho mais os produtos e acabei não fotografando na época, peguei fotos da internet pra vocês conferirem.

Acho importante falar sobre o gel Adacne, que tem o efeito bem parecido da Tretinoína/Vitamina A/ácido retinóico presente no Vitacid Plus, por exemplo, embora os efeitos colaterais do Adacne sejam mais suaves segundo depoimento de quem já fez uso dos dois.

No início do tratamento, a impressão que dá é de que a pele piora e muito, pois como ele faz a pele descamar, aquelas espinhas e cravinhos que estavam escondidos acabam aparecendo, além de irritar mais a pele, enfim, parece que está dando tudo errado. Mas é assim mesmo, eu só fui perceber melhora mesmo lá pelo terceiro mês.

De todos esses aí, ainda mantenho o Adacne, uso como secativo quando aparece alguma espinha ou quando sinto a pele mais grossa.

Alguns produtos eu incluí por conta própria após algumas pesquisas que fiz na internet, como o levedo de cerveja. Nesse caso para ingestão e não para uso tópico. Descobri que era ótimo para ajudar na queda de cabelo também, além de ser rico em proteínas e fibras, ele é maravilhoso para o funcionamento do intestino!

Falei com a médica e ela aprovou o uso. Tomava 1 colher de sopa para uma copão de água. O gosto é horrível mas fui me acostumando.

Outra coisa que acabei substituindo foi o sabonete facial, que troquei pela espuma Dermosoft Clean com ácido glicólico da Extratos da Terra (fiz resenha dela aqui), acho ela perfeita, infinitamente melhor que a Actine, uma pena ser meio cara e depois que acabou ainda não consegui repor rs, mas fica a dica.

Ela melhorou até as linhas finas de expressão, além de reduzir os poros.

produtos acne

E por fim, o Rosehip Oil da Advanced Clinicals – óleo de rosa mosqueta, um produto que ganhei da minha prima quando veio nos visitar no Brasil, e foi por provisão divina rs pois era exatamente o que precisava naquele momento: um produto que protegesse a pele do ressecamento do gel Adacne, além de ajudar a acalmar a pele, uniformizar o tom da pele, amenizar linhas finas, eu fiquei apaixonada por esse óleo e já estou no segundo vidro.

O único problema é que essa marca não é vendida no Brasil, mas é possível encontrar aqui óleo de rosa mosqueta, só é preciso certificar de que seja ele puro mesmo, sem mistura de silicones ou outros óleos.

Lembro que no final das contas nem usava muito mais o gel Adacne pois só com o uso do óleo já fui percebendo uma melhora na pele e passei a usar praticamente só ele e protetor solar. Além do óleo de côco para remover maquiagem e a espuma de limpeza Dermosoft.

Mesmo quem tem pele oleosa ou mista não precisa se preocupar, no começo achava que melecava um pouco e por isso só o utilizava a noite, mas mesmo assim isso não significa que vá aumentar a oleosidade da pele ou causar cravos, pelo contrário, ele revitaliza a pele e ajuda a eliminar as espinhas.

Enfim, é um daqueles produtos multi-funcionais que falei, serve pra todos os tipos de pele, dá pra usar de dia antes do protetor e a noite também. A pele fica super macia e dá aquele viço de pele saudável.

A única obervação sobre ele é: tome cuidado pra não deixar o cabelo, principalmente franja cair no rosto nos primeiros minutos pois se encostar vai ensebar rs. Após alguns minutos já fica de boa.

Hoje, mais de um ano após o tratamento, ainda tenho acnes, mas em menor grau, já bem mais controlada. Percebo que piora no período menstrual e também quando como muito açúcar ou muito leite e derivados.

Seguem algumas fotos do antes, durante e depois:

ANTES – Março 2017

Durante – Maio/junho 2017 (ainda sem usar o óleo de rosa mosqueta)

Pós – setembro 2017

 

Espero que tenha ajudado! Se alguém aí também sofre de acne na idade adulta e tem algum produtinho coringa não deixe de compartilhar! Beijos e valeu pela visita! ❤

Advertisements

2 thoughts on “Acne na idade adulta – produtos que funcionaram!

  1. Que bom que gostou, flor!!! Ele é ótimo mesmo… o óleo já vi em farmácias, acho que consegue encontrar em ata! Se não, vê nessas farmácias online! Só confere certinho de que seja o óleo vegetal puro mesmo 🙂 Bjoss

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s