Meditar funciona? Minha experiência e relatos de quem pratica

Buscar por uma vida com mais sentido e prazer não é novidade. Justamente por vivermos tempos insanos com excesso de informação e ruídos por todos os lados, a necessidade de parar e refletir sobre os rumos que temos tomado na vida se torna ainda mais urgente.

E a gente segue procurando por equilíbrio na alimentação saudável, na atividade física, nos estudos e por aí vai. Todo mundo conhece esse discurso – que não deixa de ser importante -, mas parece que todas as respostas estão sempre do lado de lá, fora de nós.

No entanto, algo que descobri e gostaria de compartilhar por aqui, é que nada, absolutamente nada do que acontece em nossa vida pode ser mudado se a gente não mudar o nosso interior primeiro.

Seja qualquer dificuldade: trabalho, dinheiro, saúde, relacionamentos, etc. e pra mudar lá dentro é necessário algo muito óbvio: encarar, observar, conversar e principalmente SENTIR o que acontece em nosso coração.

Percebi que ao fazer isso muitas respostas vieram. Entendi que toda realidade que me cerca é reflexo de mim mesma e o mundo um grande espelho coletivo que reflete todos esses “eu interiores”.

A meditação surge justamente como uma chave capaz de nos levar a esse mundo interior do autoconhecimento, de conexão com nossa essência divina.

O simples fato de acalmar a mente, deixar os pensamentos virem sem nos apegarmos a eles, ficar em estado de consciência plena, o tal do mindfulness – termo mais bonito de se usar, o que pode parecer até algo meio vago e sem propósito, mas é bem o contrário: ela te coloca no presente e a vida começa a fluir porque você deixa de colocar ansiedade em tudo.

meditação.freedom

É como se você se permitisse viver tudo aquilo que Deus, o universo, a força maior ou como quiser chamar, tem para você viver aqui. E vamos combinar, o universo está sempre em crescimento, expandindo, é absolutamente poderoso, inspirador e abundante.

Particularmente, sendo um pouco mais objetiva nos benefícios da meditação, posso dizer que, além de me sentir muito mais feliz e ter um aumento da auto-estima e do amor próprio, também percebi um aumento da criatividade, um senso de direção mais apurado (pra qualquer decisão que for tomar) e uma compreensão muito maior com outras pessoas e todas as suas limitações.

Pensando em todas essas coisas maravilhosas que a prática da meditação tem me proporcionado, resolvi convidar mais pessoas que também tem esse hábito para compartilhar por aqui. Vamos lá:

Denize

Denize Lourenzzo –  cantora (@denizelourenzzo) A primeira amiga virtual que o blog me trouxe, além de uma querida é uma cantora super talentosa.

“Conheci a meditação aos 26 ou 27 anos quando fazia yoga. Hoje tenho 30 e pratico diariamente há uns dois meses – tanto a meditação guiada quanto a silenciosa. Por vontade própria, também abandonei as redes sociais durante três meses a fim de diminuir as influências externas, especialmente daquilo que me afetava negativamente. Foi uma das melhores coisas que eu fiz.

Logo após comecei a meditar com maior frequência, o que tem me ajudado a aumentar meu amor próprio, meu respeito por mim mesma, ter foco e a realizar coisas que eu tanto sonhei e que não me achava merecedora.

Eu era uma pessoa muito ansiosa, nervosa, agressiva, que via monstros em todos os lugares, muitas pessoas manipulavam minhas emoções, agora creio que sou dona de mim. Meu corpo tremia e eu sentia que meu nariz iria sangrar de tanto nervoso… Hoje sorrio e aceno rs, estou feliz, estou em paz.

A meditação silenciosa me ajuda a lidar com meus monstros internos, limpar memórias, perdoar pessoas e a fazer uma faxina no meu coração e na minha alma.

Eu sou grata e quero poder fazer uma atualização deste texto futuramente, dizendo que alcancei várias coisas que sempre sonhei e que a meditação está me ajudando a realizar”.

VIviane

Viviane Roos – (@colorindoa_vida) madrinha da minha filha, uma pessoa muito especial que a vida me apresentou. Ela tem um instagram onde compartilha um pouco do seu dia-a-dia e tudo que tem aprendido após a descoberta de um câncer da mama enquanto estava tentando engravidar. Também tem várias dicas legais pra qualquer pessoa que procura ter uma vida mais saudável!

“ O que você ganhou meditando?

Perguntaram a Buda.

Nada. Ele disse. No, entanto perdi muitas coisas… ansiedade, raiva, depressão, insegurança e medo da morte.

No dia que a Danda me pediu pra escrever algo para o blog lí isso numa página que eu sigo e é exatamente o que eu venho aprendendo e buscando. Com a meditação tenho perdido alguns medos, deixado ou praticado muito para deixar de lado muitos sentimentos que não fazem bem. Aprendi a conhecer meu corpo, a respirar e a prestar a atenção na respiração. E sinto falta quando não tenho esse momento comigo mesma.

Neste processo maluco que é passar por uma doença, com medicamentos fortíssimos e exames periódicos, diagnósticos e tudo mais, acredito que a fé, a alimentação, a meditação e os exercícios são as combinações para que eu me sinta cada vez mais forte e vença com folga essa batalha.

E não digo isso da boca pra fora.

Se você resignifica e interioriza é o que é!

Então é!”

Elissa

Elissa Morelli – Analista de Mídias Digitais (@elissamoreli). Foi minha colega de faculdade, uma das mais inteligentes e dedicadas, inclusive. Sempre com um sorrisão contagiante.

Ela conta que apesar de ser Reikiana e gostar de trabalhar com exercícios mentais e energéticos durante o dia, a meditação em si é algo esporádico. De qualquer modo, achei que seria interessante ela compartilhar um pouco de sua experiência nesse mergulho interior, digamos assim.

Segundo ela, “ ter entrado em contato com esse mundo mudou minha perspectiva de vida e me trouxe muito mais luz. Eu comecei a mergulhar nesse mundo de autoconhecimento e terapias naturais através de um curso que fiz sobre desenvolvimento pessoal e poder mental. Depois desse curso me interessei pelo Reiki e passei de receptora para a auto aplicação. Fiz o curso de níveis do Reiki e hoje acompanho todos os assuntos de espiritualidade, energias e afins.

Isso mudou minha visão de mundo. Passei a entender que o exterior é reflexo do meu interior. Reconheço a minha responsabilidade diante da realidade que vivo e se estou numa sintonia ruim procuro mudar meu estado vibracional. É tudo tão simples e mágico. Existe uma Elissa antes e depois desse conhecimento, e sou muito grata por ter tido acesso a esse mundo com muito amor e naturalidade.”

Legal, não? Espero que tenha sido útil e se você também é adepto (a) da meditação, não deixe de comentar sobre sua experiência também.

Beijos e boa semana! ❤

 

 

Advertisements

3 thoughts on “Meditar funciona? Minha experiência e relatos de quem pratica

  1. Uau… Eu sai no blog mãe rsrsrs …. Grata pelo convite e já evolui uns bocadinhos … Depois de escrever este texto… Beijão.

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s