Mom jeans, jogger, mermaid, troulotte… O dossiê das “it” pants comfy do momento

Há mais de uma década as calças skinny vinham conquistando inúmeros guarda-roupas mundo afora, representando uma quota de 76 % dos $ 108 bilhões faturados pelo mercado de denim em 2014, segundo divulgou a inglesa Euromonitor, uma das empresas de marketing estratégico mais influentes no mundo.

Dizer que a onda tsunami da skinny jeans chegou ao fim talvez seja arriscado, até porque cada um veste o que achar melhor, mas o fato é que não apenas as calças como também camisas, jaquetas e blusas estão cada vez mais aparecendo em modelagens mais volumosas, chamadas de oversized, no melhor da pegada boiysh, tendência essa que ganhou ainda mais notoriedade com o grupo parisiense Vetements – o qual já falei sobre aqui.

As maxicalças sugerem uma vibe mais comfy (confortável) mais soltinhas e muitas sem sctretch. E não se trata de um modelo apenas, são diversas opções entre jogger, mom jeans, flares, pantalonas… Com tantos termos de moda e informações vindas de tudo quanto é lado, resolvi juntar uma boa parte dos modelos pra tentar dar uma iluminada e explicar quais são, como vivem e de que se alimentam rs:

Alfaiataria oversized:

As calças alfaiataria (ou social) são um verdadeiro clássico da moda. A novidade é que agora elas estão aparecendo mais folgadinhas em diversos desfiles dos circuitos internacionais de moda e nas ruas também.

Street Style

Alfaiataria oversized nas passarelas:

oversized-alf

 Pantalonas e Palazzo pants: 

As palazzo pants fazem parte do universo das pantalonas, a diferença entre as duas é que as palazzo são mais volumosas e muitas vezes com pregas frontais ou plissadas. É aquela calça enorme que mais parece uma saia, sabe? Geralmente feita com tecidos mais leves esbanjando fluidez, mas também podem ser em denim e também podem aparecer num comprimento um pouco mais curto, bem no tornozelo.

Pantalonas:

pantalonas

Palazzo pants:

palazzo

Palazzo pants nas passarelas:

pallazp-passarela

As troullotes/cropped pants ou ainda ugly jeans diferenciam-se por serem cortadas na altura dos tornozelos, às vezes um corte assimétrico mesmo e pelo desfiado/franjinha na barra. Pra copiar nem precisa cortar a calça, basta dobrar a barra que já tá no esquema.

troullote calças.jpg

Universo flare: flare, flare cropped e mermaid pants

Mais ajustada na altura das coxas e larguinha na barra, lembrando o formato de um sino – motivo de também ser chamada de “boca de sino – a calça flare é a cara da década de 70.

street-milao-22set16-185

A calça flare é antiga aliada e bem conhecida da mulherada, já a flare cropped tem despontado como trend em diversos países por aí. Como o nome indica, nada mais é que uma flare um pouco mais curta:

flare-cropped-ruas-e-passarela

As Mermaid pants (calça sereia em português) são bem mais “diferentonas” e também chamadas de super flares. Ou seja, tem a boca da calça enorme podendo ter babados, plissado, enfim… várias formas e tamanhos, como no comprimento midi. É indicada para ocasiões bem formais (em tecidos mais sofisticados) sendo uma boa alternativa ao tailleur e mais confortável também.

super-flare-pants

Mermaid pants nas passarelas:

mermaid passarela.jpg

Mom Jeans:

Cintura alta, corte reto levemente afunilado na barra, geralmente sem stretch e mais folgada no corpo (sim, aquelas típicas da década de 80!) as mom jeans viraram febre, inclusive entre celebridades como Emily Ratajkowski e Kendall Jenner.

mom-jeans-ruas

Mom jeans nas passarelas:

mom-jeans-passarelas

Pantacourt/Cullote:

A pantacourt surgiu de uma necessidade relacionada ao esporte, servia para que mulheres do século XIX, mais precisamente no final da Era Vitoriana, pudessem praticar atividades físicas como bicicleta ou montaria com mais conforto. Só assim para se livrarem daqueles 15kg de roupas entre diversos espartilhos, crinolina, anáguas, mantas e por aí vai! Será que sofriam?! 😦

Olha só como era as cullotes no século XIX:

bicicle-pants-19th-century1

Pantacourt hoje em dia:

pantacourts

Pantacourt nas passarelas:

pantacourt-passarelas

Jogger/Jogging:

Olha o esporte mudando a cara das ruas novamente. As calças jogger (ou jogging) já não ficam apenas no moletom básico da academia, pode ser do tipo alfaiataria, em seda, linho, couro… o que caracteriza bem esse modelo é o elástico no tornozelo – ou bem justo nessa região –  e por ser mais soltinha na perna.

jogger-ruas

Jogger nas passarelas:

jogger-passarelas

Espero que tenham curtido! Obrigada pela visita, voltem sempre 🙂

Beijos!

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s